O que é "sentir a presença" de Deus?

   
 Começando de hoje gostaria de fazer uma série de reflexões com base em clichês religiosos evangélicos que ouvimos desde sempre, expressões que se conhecem e se utilizam para designar algo. A primeira expressão ou o primeiro jargão que me ocorreu é sobre esse " sentir a presença de Deus", gostaria de analisar dentre tantas coisas o que poderíamos aproveitar dessa expressão, dando a ela um contorno de significado conforme o evangelho, e não para ser usada na expressão do "crentês" banal.
       Essa expressão de uso comum no meio evangélico designa o estado da pessoa em que ela supostamente sente uma "presença" ou uma sensação diferente em que supostamente Deus está se manifestando,  por isso presença de Deus. A pessoa relata estar sentindo um poder, uma alegria, em fim.. ela realiza uma catarse emocional sensorial atribuída a  presença de Deus. Gostaria de analisar a luz do evangelho de Jesus os contornos de tais expressões e seu impacto na mentalidade dos cristãos.
      Definida a expressão que estamos usando hoje pelos que a usam, gostaria de analisar o que era caminhar na presença de Deus em cristo e sua vida. A primeira coisa é que estar ou andar na presença de Deus não depende do que se sente em momento algum, não andamos por sentimento em sim por fé, a fé consiste apenas no fato de que há uma confiança que não aumenta e nem diminui por causa de um sentir ou não sentir " a presença de Deus". Tenho certeza que Jesus pregado no madeiro não estava sentindo nada de bom, nada de gostoso, não estava alegre, não estava emocionado, em fim, não estava com nenhuma sensação que se pudesse atribuir a Deus, mas Jesus nunca jamais saiu da presença de Deus, e nem Deus da sua presença. O próprio Cristo clamou: " Deus porquê me abandonaste?". esse mesmo Jesus ouviu do  céu uma voz que dizia: " esse é meu filho amado, nele tenho prazer". O próprio cristo era de Deus e andava na presença do pai e dizia: " eu e o pai somos um" e não saiu da presença de Deus nem quando no madeiro.
      Tal expressão também é muito usada para falar  do momento no culto em que há uma comoção coletiva ou individual que faça as pessoas chorarem copiosamente, tal ideia transporta a experiência máxima com Deus para o assim chamado culto no templo, tirando do individuo todo restinho de ideia de que Deus deve ser buscado no cotidiano banal, que nas mínimas coisas Deus está presente, não permite que a pessoa desenvolva uma busca a todo momento, e que tenha olhos e coração para sentir Deus a toda momento, a verdade é que sem a verdadeira presença de Deus nada somos e nada podemos fazer, Deus está na tristeza tanto quanto está presente na alegria, e que um momento só não pode resumir ou preencher o cristão.
     Outro grande problema do "sentir a presença de Deus" dentro do pensamento popular evangélico é que Deus estar presente é sempre razão para o choro, emoções, perca dos sentidos, e coisas das quais as pessoas vivem e depois do culto não sabem dizer o que aprenderem com a palavra pregada. Nunca nesses lugares as pessoas sentem a presença de Deus pensando, é sempre chorando com grande êxtase misturado com tremidas, línguas mais do que estranhas, e o culto que Paulo chamaria de racional fica emocional até dimais. não que não devamos nos emocionar, isso é parte de nós, mas isso é natural e não deve ser esperado nem emulado, e sim deve sempre tem um sentido final, a edificação.
      O que eu vi de gente sentindo a presença de Deus  e nunca muda nada, não aprende, não cresce, não fica maduro, tem as mesmas duvidas e inseguranças, seu caráter é abaixo do mínimo, me faz pensar se esse sentir a presença não é ó uma histeria, uma catarse emocional sem valor nem conteúdo, ou traumas ou tristezas enraizadas e misturadas a coisas mau resolvidas. Sentir a presença de Deus na bíblia sempre implicou em mudança de trajetória, arrependimento, melhorias, reflexão profunda, coisas que marcam a pessoa de forma a faze-las pensar diferente de antes e buscar o caminho correto.
  espero que esse texto contribua com significado para sua vida não ser levadas por ventos de clichês sem conteúdo que só desenvolvem anões espirituais, pigmeus na  vida e na existência.
Paulo Gustavo


27 comentários:

  1. Muito bom , sou batizada a quase um ano, s sempre me confundo com aquele momento que o pregador grita, fala línguas estranhas , pessoas caem , fico confusa será que é isso sentir a presença de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, busque na bíblia sobre os dons do Espírito Santo e o livro de Atos dos apostólos, nele não está cair , isto é uma heresia implantada nas igrejas por satanás.
      A paz.

      Excluir
  2. Muito bom , sou batizada a quase um ano, s sempre me confundo com aquele momento que o pregador grita, fala línguas estranhas , pessoas caem , fico confusa será que é isso sentir a presença de Deus?

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã, nao é nunca foi e nuca será, a presença de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falamos em línguas estranhas e caímos prostrado diante de Deus, é a presença Dele sim. Falar em línguas estranhas é um dom espiritual, e quando sentimos a presença dele , é tão forte e tremenda que não conseguimos ficar de pé.
      Possamos sentir a presença dele em várias formas . Ouvindo um hino , louvando, lendo a Bíblia, nas oração. É só busca-lo .

      Excluir
  4. Você tem toda razão, a presença de Deus é constante após pois ele se ele abita em nosso coração, momentos de forte emoção e expressar alegria ou chorar não significa estar sentindo mais ou menos a presença de Deus porque ele já está presente! Boa reflexão sua, que Deus o abençoe você!

    ResponderExcluir
  5. Você tem toda razão, a presença de Deus é constante pois se ele abita em nosso coração, momentos de forte emoção e expressar alegria ou chorar não significa estar sentindo mais ou menos a presença de Deus porque ele já está presente! Boa reflexão sua, que Deus o abençoe você!

    ResponderExcluir
  6. Como se explica 2 cr 5.12-13 A bíblia dis que quando os levitas começaram a louvar,os Sacerdotes não se cobriam em pé e nem conseguiu ministrar,por causa da Glória de Deus naquele lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bíblicamente o Espírito Santo não habitava e sim havia um unção, um poder derraado para aquele momento. Você pode perceber isso em vários episódios no Velho Testamento.

      Excluir
  7. Pois eu choro mesmo na presença do Grande EU SOU...mais não perco o sentido...e compreendo muito bem a palavra de Deus Graças ao Espírito Santo.. por compreender a palavra é que eu choro. ...e ainda saiu curada... Gloria a Deus 🙌...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm choro sim compreendendo a palavra as lágrimas desse amém

      Excluir
  8. As vezes ouvindo louvores, sinto algo diferente dentro do meu ser as lágrimas rolam inesperadamente e sinto Uma voz suave dentro do meu ser a falar cmg . Chego arrepiar e o corpo fica todo trêmulo. Não sei se é a presença mais sei que sinto um paz tida vez que isso acontece !

    ResponderExcluir
  9. Estudo profundo e bem esclarecedor, estou de acordo com todas as colocações.

    ResponderExcluir
  10. Só quem pode definir realmente a presença de Deus
    quem busca em Espírito de verdade,

    ResponderExcluir
  11. Só quem pode definir realmente a presença de Deus
    quem busca em Espírito de verdade,

    ResponderExcluir
  12. Só quem pode definir realmente a presença de Deus
    quem busca em Espírito de verdade,

    ResponderExcluir
  13. AS vezes depois que eu oro.. eu sinto uma vontade de chorar mas e bem pouca e eu nunca choro so me da vontade.. mas eu sinto paz no coracao.. mas meus pensamentos ficam questionando essa vontade de chorar.. e eu fico pensado se esse sentimento e algum tipo de resposta.. se isso e um sim ou um nao a minha oracao.. Alguem ja passou por algo parecido? Eu queria muito uma explicação sobre isso.

    ResponderExcluir
  14. O chorar n é problema, como o Paulo Gustavo disse no texto acima, a presença de Deus ela gera mudança, se não há mudança, você não está sentindo a presença de Deus e sim o calor do momento! Não é pecado chorar, espernear, etc, claro que pode ser que você não quente a tamanha presença do Espírito e comece a falar em línguas ou pular no meio da igreja, mais tem que ter mudança se não não valeu o "retete" na igreja!!!

    ResponderExcluir
  15. Não estou seguindo nenhum igreja mas n sei se e equívoco pois Deus parece q esta me chamando para ele tenho mta fé nele e conheço a palavra. Ele sempre me usa para levar a palavra para oitras pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Quando choramos e temos arrepios é a presença de Deus?

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente o irmão tem q ter base bíblica p falar algo quando relata de Jesus na Cruz Ele se sentiu só a prova disso é q Ele diz : Deus meu Deus meu por que me abandonaste então logo se sentiu abandonado eu poderia mencionar várias e varias passagens q homens de Deus sentiram a Presença como no caminho de emau
    Mais o interessante q somos seres e temos sentimentos sim então o infeliz sente ódio sente irá sente inveja sente tanta coisa mas não sente Deus vc é uma máquina Racional rsr

    ResponderExcluir
  18. Davi dançava de alegria na presença de Deus, o povo chorava e a glória desceu quando o templo de Deus foi consagrado por Salomão.
    Heresia é um evangelho sem coração e entrega, sem o pentecostes é os dons do Espírito, ardis de satanás para tornar a igreja cada vez mais morna. A letra mata, mas o fogo do Espírito vivifica. Que Jesus Cristo revele o evangelho, o seu sobrenatural.

    ResponderExcluir
  19. Davi dançava de alegria na presença de Deus, o povo chorava e a glória desceu quando o templo de Deus foi consagrado por Salomão.
    Heresia é um evangelho sem coração e entrega, sem o pentecostes é os dons do Espírito, ardis de satanás para tornar a igreja cada vez mais morna. A letra mata, mas o fogo do Espírito vivifica. Que Jesus Cristo revele o evangelho, o seu sobrenatural. Quem não sabe que a presença de Deus vive em nós, precisa ainda do leite racional, mas somos uma Trindade que sente, é senti-lo é indizível. Você que escreveu tal texto, busque-o é verás. Se Ceará é verás a glória de Deus.

    ResponderExcluir