Reflexõs sobre a série "Black Mirror"

   
  Black Mirror é uma série da Netflix que tem impactado pessoas diversas. É interessante pensar que um individuo como eu, "religioso", muito voltado para a espiritualidade cristã, goste da série tanto quanto uma pessoa sem nenhuma prática religiosa, ou com uma prática espiritual de outra vertente. Em se falando de black Mirror, vejo gente de classe alta e baixa se identificando, e vejo isso como muito bom.
     Da mesma forma que no Post anterior (que  falei sobre um filme chamado "7 minutos depois da meia noite") meu objetivo aqui não é dar spoiler para quem não viu, nem fazer comentários críticos a respeito, ou seja, não vou comentar produção, atuação, fotografia ou algo do tipo, mas quero discutir o que tenho visto no conceito trabalhado ao longo dos episódios.
     Indo direto ao ponto da série, o que eu observo é que é trabalhado claramente o conceito de natureza humana, ou seja, eles fazem uma antropologia do homem, uma análise e reflexão sobre o comportamento nosso de cada dia em contextos relacionados a tecnologia, e como usamos dos confortos materiais e tecnológicos que temos e quais consequências esse nosso uso trás. O bom de olhar uma série não é culpar A ou B, mas se enxergar como o A e B, em pensar como agiria naquele lugar, sim temos um cacoete de querer culpados que nos impede sempre de fazer uma reflexão mais profunda acerca das coisas, pois Quando eu olho para qualquer ser humano que considere bom ou ruim, na verdade deveria entender que estou olhando para min mesmo, dessa forma eu entendo o "Black Mirror" ( traduzindo seria algo como espelho escuro), só um ser em estágio de infantilidade é que transfere o mal sempre para o outro e nunca chama a responsabilidade.
     Outro Ponto interessante tratado ao logo de cada história é a frustração do homem com a ciência, pois nós gostaríamos de ter tecnologias que solucionem problemas nossos como a morte, a segurança total, uma justiça plena, um bem estar inabalável, entre outros tantos. Gostaríamos de eliminar pessoas que não gostamos do nosso convívio sem precisar fazer o "trabalho sujo", desejamos também terceirizar toda nossas vidas e responsabilidades a outros, isso é muito próprio de nós seres humanos, você não acha? Utilizando o Exemplo de um dos episódios que vi: Será que não gostaríamos de monitorar nossos filhos pelo "lado de dentro?" através de uma tablet e uma Câmera implantada nos próprio cérebro da criança, e assim proporcionar a ela maior segurança e menos privações? respondendo por min diria que sim, mas o Bom é que a série fala que esses benefícios que a tecnologia está dando cada vez mais para nós não resolvem nada, pelo contrário, criam outros tantos problemas que devemos lidar, nos levando a entender que nos fim das contas o problema somos nós mesmos, pois ainda não existe tecnologia para resolver o problema do medo, do ódio, da inveja, da ganância, da hipocrisia, e toda a sorte de males de natureza MORAL. Em boa parte ja vivemos  muitos "Black Mirror" na existência, as próprias redes sociais nascem com um sentido bom, mas nossos cacoetes de maldade acabam por tornar essas ferramentas instrumentos de difusão do pior possível em nós, por isso vemos casamentos terminando, amizades desfeitas, diluição do sentido da amizade, banalização de praticamente tudo na vida, ou da própria vida.
Nós estaremos sempre desencontrados da vida e na existência, não adianta, estamos perdidos, o único caminho é voltarmos a Deus, pois dele procede toda a verdade, e a verdade estabiliza e equilibra o  homem, a verdade liberta, e o conduz ao caminho mais claro, Essa verdade é Cristo. A verdade que tanto a filosofia busca através das técnicas, ela é apenas uma pessoa que responde por Filho Unigenito do Pai, ele morreu por nós, para não sermos mais "blackmirrorizados" e assim vermos tudo como num espelho claro.



  Paulo Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário